Skip to main content

Além de promoverem uma imagem mais positiva da empresa diante do mercado, as ações de endomarketing são fundamentais para manter um clima organizacional agradável, a moral da equipe em alta e tornar a organização mais competitiva.

Para isso, é importante elaborar medidas que estimulem o trabalho em equipe, ter um bom plano de carreira e sempre fazer o possível para mostrar que a empresa valoriza seus colaboradores.

Neste artigo, citamos 5 ótimas ações de endomarketing para você aplicar e tornar sua equipe muito mais motivada. Acompanhe a leitura para conferir!

1. Otimizar a comunicação interna

Comunicação interna não se resume à troca de e-mails entre os departamentos. Na verdade, é um assunto abrangente e envolve estratégias que têm objetivos muito maiores.

Por exemplo, a rede Best Buy criou uma rede social própria para que os colaboradores pudessem se comunicar e interagir entre si. Além de aprimorar a comunicação interna, reduziu consideravelmente o índice de rotatividade.

A ideia consiste em estimular a troca de experiências e os feedbacks entre funcionários e gestores.

2. Ter planos de carreira

O plano de carreira é uma das mais efetivas ações de endomarketing para se aplicar na empresa. Trata-se de um diferencial que estimula os colaboradores a darem o melhor de si na realização das atividades — com o objetivo de alcançarem melhores posições.

Também é uma ótima maneira de aumentar a retenção de talentos e de reduzir a rotatividade de profissionais.

3. Valorizar os colaboradores

Tratar seus funcionários com respeito é o mínimo que se espera de um líder, não é mesmo? Contudo, se você pretende melhorar a imagem interna da empresa e otimizar o marketing, é preciso ir além.

É importante reconhecer o trabalho dos colaboradores, por meio de ações que demonstrem isso dentro da organização. Para demonstrar que todos eles são especiais e pertencem à equipe, você pode adotar algumas práticas:

  • organizar eventos corporativos que envolvam a família dos funcionários;
  • oferecer premiações, como viagens e férias;
  • ter um canal de comunicação que permita que qualquer colaborador possa falar com o presidente da empresa.

4. Melhorar o ambiente corporativo

Quando o clima organizacional é saudável, a tendência é que os funcionários sejam mais unidos e produtivos. Sendo assim, considere investir em um programa de integração.

Nele, o colaborador recebe os recursos necessários para compreender as habilidades e as necessidades da empresa em que trabalha, além de treinamentos para aprimorar suas habilidades profissionais. Isso resultará em melhores resultados para o negócio.

5. Estimular a união

Estimular a sua equipe a ser mais unida e engajada é uma ação de endomarketing que impacta diretamente no desempenho da empresa. Portanto, incentive o trabalho em conjunto, a interação e o coleguismo, pois são combustíveis para que a cultura da organização funcione e, é claro, para obter resultados mais satisfatórios.

Com o intuito de garantir o bem-estar daqueles que integram o seu time, mostre o quanto cada um é fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Estipule metas, mas tome cuidado para não alimentar uma competitividade tóxica entre os profissionais.

Como vimos, é possível aplicar diversas ações de endomarketing com baixo custo e que não vão prejudicar o cotidiano operacional da empresa. Colaboradores satisfeitos e motivados no ambiente de trabalho rendem muito mais. Então, o investimento é positivo para ambas as partes.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Curta a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações!

Sandro Raizler

Com mais de 22 anos de experiência na indústria gráfica promocional. Sou um executivo inovador, com dupla cidadania nos Estados Unidos e Brasil, detalhista e multilíngue. Adoro criar novos parceiros de negócios, conectar-me com empreendedores visionários e atrair clientes de todo o mundo. Tenho paixão pela indústria promocional, especialmente pelos diversos produtos promocionais que fabricamos. Na Raizler, produzimos ímãs promocionais, adesivos resinados, adesivos de vinil, banners e muito mais. Realizamos impressão offset, impressão digital em pequeno e grande formato e impressão UV em mesa plana. Somos reconhecidos nacionalmente como a melhor fabricante de ímãs promocionais desde 1991 e possuímos certificações para atender multinacionais.

Deixe uma Resposta

Follow by Email
Instagram
WhatsApp
LinkedIn
Share
Pinterest
fb-share-icon
Telegram