Skip to main content

Manter um alto nível de satisfação dos clientes é algo crucial para a sobrevivência do negócio. Afinal, consumidores satisfeitos tendem a continuar comprando com a loja, não é verdade? No entanto, isso pode não ser o suficiente. É preciso, também, saber como fidelizar clientes à sua marca.

Portanto, neste conteúdo, separamos 5 dicas de fidelização econômicas, mas bastante eficientes. Acompanhe a leitura para conferir!

1. Preste um atendimento diferenciado

Existem diversas formas de sua empresa se diferenciar no mercado em que atua, como no preço e na qualidade dos produtos. Contudo, quando se fala em estratégias para fidelizar clientes, o atendimento pode ser considerado como um verdadeiro diferencial competitivo.

O caso Starbucks

Você já se perguntou sobre o que a franquia Starbucks oferece de tão especial que justifique seu sucesso? Certamente não é o preço, concorda? Além disso, há um monte de cafeterias e confeitarias que oferecem o mesmo produto.

Sendo assim, podemos afirmar que são os pequenos detalhes que contam em uma tática de fidelização, como o hábito que a franquia tem de colocar o nome dos clientes em seus copos de café. Com isso, ela cria um senso de exclusividade e pertencimento.

Pode parecer algo simples, mas essa ação gera um efeito psicológico tão positivo que as pessoas não apenas voltam a consumir o produto, como também indicam a marca a amigos e familiares.

2. Dê boas resoluções às reclamações

Já ouviu a expressão “quem reclama, quer comprar”? Pois bem, clientes que reclamam são potenciais compradores, porque enxergaram potencial em seu produto/serviço a ponto de não desistirem facilmente da aquisição.

Dar a assistência necessária a esses consumidores é uma ótima forma de fidelizá-los à empresa. Afinal, qual cliente não gosta de se sentir valorizado pelas marcas que consome? Resolver os problemas dele é um gesto poderoso e pode representar o início de uma duradoura relação comercial.

3. Crie um programa de fidelidade

As empresas vêm aderindo cada vez mais a essa estratégia por causa de seu grande potencial de fidelização. A tática funciona de maneira bem simples: o estabelecimento cria uma ferramenta de cadastramento dos clientes que registra as compras realizadas, e os valores acumulam como se fossem pontuações.

A partir do momento em que o consumidor atinge uma determinada pontuação, conquista o direito de trocar seus pontos por benefícios na loja. Por exemplo, descontos exclusivos, produtos, recargas de celular, entre outros.

4. Ofereça brindes

Oferecer brindes é uma ótima estratégia para fidelizar clientes. Não é por coincidência que, há anos, empresas dos mais variados segmentos do mercado invistam em uma ação tão simples, mas tão eficiente.

Existem variados tipos de brindes e, para oferecer o mais adequado ao seu público e obter ótimos resultados, é muito importante conhecer o perfil de consumo dos clientes. Ou seja, entender quais são suas necessidades e qual brinde seria útil em seu dia a dia.

Além de eficientes em uma ação de fidelização, os brindes são peças publicitárias que seus clientes carregam para vários lugares, por livre e espontânea vontade. Ou seja, servem para divulgar a sua marca. Pense nisso!

5. Conceda privilégios aos clientes VIPs

Por fim, conceda privilégios e benefícios exclusivos aos clientes especiais para demonstrar o quanto eles são importantes para o estabelecimento. Essa é uma ação que pode ser agregada ao programa de fidelidade do negócio.

Estabeleça um valor médio para que os clientes consumam dentro de um determinado período e possam se manter com o status de VIPs. Isso tanto fideliza os consumidores como estimula a periodicidade das compras e aumenta o ticket médio por cliente. 

Essas foram as nossas dicas de como fidelizar clientes. São algumas ações básicas, mas que podem fazer a diferença. E o melhor é que você não precisa gastar uma fortuna para aplicá-las em seu negócio. Agora, é só sentar com a sua equipe para traçar uma estratégia e colocar a mão na massa. Boa sorte!

Gostou de aprender como fidelizar clientes? Então, curta a nossa página no Facebook para acompanhar todas as novidades!

Sandro Raizler

Com mais de 22 anos de experiência na indústria gráfica promocional. Sou um executivo inovador, com dupla cidadania nos Estados Unidos e Brasil, detalhista e multilíngue. Adoro criar novos parceiros de negócios, conectar-me com empreendedores visionários e atrair clientes de todo o mundo. Tenho paixão pela indústria promocional, especialmente pelos diversos produtos promocionais que fabricamos. Na Raizler, produzimos ímãs promocionais, adesivos resinados, adesivos de vinil, banners e muito mais. Realizamos impressão offset, impressão digital em pequeno e grande formato e impressão UV em mesa plana. Somos reconhecidos nacionalmente como a melhor fabricante de ímãs promocionais desde 1991 e possuímos certificações para atender multinacionais.

5 Comentários

Deixe uma Resposta

Follow by Email
Instagram
WhatsApp
LinkedIn
Share
Pinterest
fb-share-icon
Telegram