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Manter um alto nível de satisfação dos clientes é algo crucial para a sobrevivência do negócio. Afinal, consumidores satisfeitos tendem a continuar comprando com a loja, não é verdade? No entanto, isso pode não ser o suficiente. É preciso, também, saber como fidelizar clientes à sua marca.

Portanto, neste conteúdo, separamos 5 dicas de fidelização econômicas, mas bastante eficientes. Acompanhe a leitura para conferir!

1. Preste um atendimento diferenciado

Existem diversas formas de sua empresa se diferenciar no mercado em que atua, como no preço e na qualidade dos produtos. Contudo, quando se fala em estratégias para fidelizar clientes, o atendimento pode ser considerado como um verdadeiro diferencial competitivo.

O caso Starbucks

Você já se perguntou sobre o que a franquia Starbucks oferece de tão especial que justifique seu sucesso? Certamente não é o preço, concorda? Além disso, há um monte de cafeterias e confeitarias que oferecem o mesmo produto.

Sendo assim, podemos afirmar que são os pequenos detalhes que contam em uma tática de fidelização, como o hábito que a franquia tem de colocar o nome dos clientes em seus copos de café. Com isso, ela cria um senso de exclusividade e pertencimento.

Pode parecer algo simples, mas essa ação gera um efeito psicológico tão positivo que as pessoas não apenas voltam a consumir o produto, como também indicam a marca a amigos e familiares.

2. Dê boas resoluções às reclamações

Já ouviu a expressão “quem reclama, quer comprar”? Pois bem, clientes que reclamam são potenciais compradores, porque enxergaram potencial em seu produto/serviço a ponto de não desistirem facilmente da aquisição.

Dar a assistência necessária a esses consumidores é uma ótima forma de fidelizá-los à empresa. Afinal, qual cliente não gosta de se sentir valorizado pelas marcas que consome? Resolver os problemas dele é um gesto poderoso e pode representar o início de uma duradoura relação comercial.

3. Crie um programa de fidelidade

As empresas vêm aderindo cada vez mais a essa estratégia por causa de seu grande potencial de fidelização. A tática funciona de maneira bem simples: o estabelecimento cria uma ferramenta de cadastramento dos clientes que registra as compras realizadas, e os valores acumulam como se fossem pontuações.

A partir do momento em que o consumidor atinge uma determinada pontuação, conquista o direito de trocar seus pontos por benefícios na loja. Por exemplo, descontos exclusivos, produtos, recargas de celular, entre outros.

4. Ofereça brindes

Oferecer brindes é uma ótima estratégia para fidelizar clientes. Não é por coincidência que, há anos, empresas dos mais variados segmentos do mercado invistam em uma ação tão simples, mas tão eficiente.

Existem variados tipos de brindes e, para oferecer o mais adequado ao seu público e obter ótimos resultados, é muito importante conhecer o perfil de consumo dos clientes. Ou seja, entender quais são suas necessidades e qual brinde seria útil em seu dia a dia.

Além de eficientes em uma ação de fidelização, os brindes são peças publicitárias que seus clientes carregam para vários lugares, por livre e espontânea vontade. Ou seja, servem para divulgar a sua marca. Pense nisso!

5. Conceda privilégios aos clientes VIPs

Por fim, conceda privilégios e benefícios exclusivos aos clientes especiais para demonstrar o quanto eles são importantes para o estabelecimento. Essa é uma ação que pode ser agregada ao programa de fidelidade do negócio.

Estabeleça um valor médio para que os clientes consumam dentro de um determinado período e possam se manter com o status de VIPs. Isso tanto fideliza os consumidores como estimula a periodicidade das compras e aumenta o ticket médio por cliente. 

Essas foram as nossas dicas de como fidelizar clientes. São algumas ações básicas, mas que podem fazer a diferença. E o melhor é que você não precisa gastar uma fortuna para aplicá-las em seu negócio. Agora, é só sentar com a sua equipe para traçar uma estratégia e colocar a mão na massa. Boa sorte!

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Sandro Raizler

Com mais de 22 anos de experiência na indústria gráfica promocional, sou um executivo inovador, detalhista e multilíngue, com dupla cidadania nos Estados Unidos e Brasil. Tenho paixão por criar novas parcerias de negócios, conectar-me com empreendedores visionários e atrair clientes de todo o mundo. Na Raizler, nos especializamos na produção de uma ampla gama de produtos promocionais, como ímãs, adesivos resinados, adesivos de vinil, banners e muito mais. Recentemente, expandimos nossa linha de produção para incluir itens de ponto de venda (PDV) e impressão DTF. Realizamos impressão offset, impressão digital em pequeno e grande formato, além de impressão UV em mesa plana. Desde 1991, somos reconhecidos nacionalmente como a principal fabricante de ímãs promocionais e possuímos certificações para atender multinacionais.

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