Dicas

Conheça 5 maneiras de motivar os funcionários

Por 4 de janeiro de 2019 One Comment

Motivar os funcionários é uma tarefa que exige muita responsabilidade e espírito de liderança por parte dos gestores. Afinal, colaboradores desmotivados afetam a produtividade da empresa e, consequentemente, comprometem a rentabilidade do negócio.

Sendo assim, é muito importante ter estratégias de reconhecimento e valorização dos profissionais que integram a sua equipe. E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura para descobrir como motivar os funcionários!

1. Invista em treinamento

Uma maneira muito eficiente de reconhecer o potencial e o valor dos membros do time da empresa é por meio de treinamentos, cursos e capacitações para melhorar suas habilidades e aperfeiçoar seus conhecimentos.

Quando a organização tem políticas de gestão que valorizam seus funcionários, como o investimento em formação continuada, eles também reconhecem os esforços da empresa para desenvolver a equipe.

Vale mencionar, ainda, que essa estratégia traz benefícios para todos os envolvidos. Ela ajuda a criar um ambiente de trabalho muito mais favorável ao desenvolvimento das pessoas.

Por um lado, a empresa conta com colaboradores mais capacitados e dispostos a retribuir os investimentos com uma performance cada vez mais melhor. Por outro, os funcionários têm a chance de se atualizarem no segmento em que atuam.

2. Crie um ambiente positivo

Nada melhor para motivar os funcionários do que um clima institucional agradável, não é mesmo? Então, é essencial oferecer segurança psicológica para que os empregados se sintam mais à vontade para opinar e contribuir.

O local de trabalho é onde passamos a maior parte do dia. Nesse meio tempo, precisamos conviver com pessoas com comportamentos e personalidades diferentes e trabalhar em equipe com elas, para alcançarmos os objetivos e resultados almejados pela empresa.

No entanto, se as relações com os integrantes do time da organização não forem positivas, a tendência é que a comunicação entre líderes e colegas não seja clara. Assim, toda a operação fica em risco, pois é um fator que pode desmotivar as pessoas.

Por isso que é indispensável cuidar da qualidade do clima organizacional. Proporcione aos profissionais um ambiente salubre, construtivo e que realmente favoreça o aumento da motivação, a produtividade e o engajamento.

3. Coloque metas e funções bem estruturadas e claras

Delegar funções e estabelecer metas com clareza é o segredo do sucesso para qualquer empresa, e isso está diretamente ligado à motivação dos funcionários. Afinal, quando a comunicação interna é transparente e assertiva, os resultados positivos são apenas uma consequência.

Para isso, é fundamental saber delegar as funções de cada membro da organização de acordo com suas habilidades. Com essa atitude, a empresa demonstra que acredita no potencial de seus funcionários. Além disso, dar esse voto de confiança estimula as pessoas a darem o melhor de si para o bem do negócio como um todo.

4. Dê feedbacks constantes

Feedbacks são uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento profissional, além de servirem como forma de reconhecer os resultados e os talentos dos integrantes de sua equipe.

O líder precisa saber tanto se comunicar com seus liderados de maneira ética e humana quanto se aproximar dos colaboradores. O ideal é que ele atue como um instrumento de valorização, aprendizado e reconhecimento.

Um bom feedback deve motivar os funcionários ao mesmo tempo em que seus erros são apontados. O objetivo dessa prática é torná-los profissionais mais experientes e preparados para o mercado.

5. Demonstre gratidão

Por fim, mas não menos importante, uma das maneiras mais eficientes de motivar os funcionários é demonstrando gratidão por meio de ações tangíveis. Ou seja, mais do que uma simples nota de agradecimento ou um e-mail.

Estamos falando de realizar comemorações periodicamente e de premiar o bom desempenho dos colaboradores. Organize um happy hour para estreitar a relação entre a empresa e as pessoas que a compõem. Dê brindes especiais para que elas se lembrem desse gesto e entendam que fazem parte de um verdadeiro time.

Viu só quantas possibilidades existem para motivar os funcionários? Com essas práticas, você consegue aproximá-los dos valores e princípios da organização, e faz com que eles se sintam envolvidos no processo de tomada de decisões e nos resultados.

Curtiu nossas dicas de como motivar os funcionários? Então siga-nos no Facebook para acompanhar mais conteúdos!

Um comentário

Deixe uma Resposta