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A sua empresa sabe como superar a expectativa dos clientes? Isso é muito importante porque proporciona uma boa experiência ao consumidor, que terá interesse em voltar a fazer negócios com a sua marca em outras oportunidades.

Mas, afinal, como superar a expectativa dos clientes? Nós vamos responder a essa pergunta nos tópicos abaixo. Siga conosco e veja as principais estratégias que você pode executar para ter clientes mais satisfeitos e, assim, conseguir fidelizá-los!

Tenha empatia

A empatia é fundamental em qualquer tipo de relação. No mercado, é preciso entender o outro, o que o motiva e o que ele espera de uma marca. Claro que cada pessoa é única e tem desejos próprios. Porém, de modo geral, o que todos buscam ao comprar um produto ou contratar um serviço é a qualidade daquilo que a empresa está se propondo a ofertar e um atendimento excelente.

Um bom exercício para praticar a empatia é se colocar na posição dos clientes, pois todos nós, em algum momento, somos consumidores. Avalie se o tratamento dado ao seu público é o mesmo que você gostaria de receber quando está “do outro lado do balcão”.

Entenda o real problema do cliente e busque resolvê-lo

Quem trabalha com marketing sabe que a ideia principal é vender soluções. Um estrategista de endomarketing não compra brindes personalizados apenas para presentear os funcionários de uma empresa, por exemplo. Ele investe na solução para uma necessidade que esses produtos saciam — no caso, o engajamento e a motivação dos colaboradores.

É preciso entender o real problema dos clientes para, então, oferecer produtos e serviços que realmente superem as expectativas deles. As pesquisas de perfil são essenciais nesse aspecto.

Faça recomendações para os clientes

Quando um cliente compra um produto, talvez ele não conheça todas as funcionalidades, bem como os cuidados necessários para lidar com o objeto. Logo, é imprescindível que o vendedor faça recomendações.

Nesse sentido, é importante que todos na empresa conheçam minimamente os produtos ou serviços que oferecem. Em uma loja de artigos eletrônicos, por exemplo, o vendedor precisa conhecer bem os smartphones e tablets que ele vende, pois tem que esclarecer eventuais dúvidas e fazer recomendações para os clientes.

Acompanhe todos os processos

Engana-se quem pensa que o papel da empresa acaba quando o cliente adquire um produto ou serviço. A jornada do consumidor permanece enquanto ele está utilizando o que foi comprado. Portanto, para superar a expectativa dos clientes, é preciso acompanhar todos os processos.

Se o comprador teve uma experiência ruim com o que adquiriu, por exemplo, ele não voltará a fazer negócios com a empresa. É por conta disso que o pós-venda é uma estratégia fundamental. Manter o relacionamento com o cliente depois da compra é algo que ajuda a fidelizá-lo.

Superar a expectativa dos clientes é uma tarefa árdua e que exige comprometimento diário. Por isso, coloque as nossas dicas em prática para tornar esse processo mais fácil e garantir ótimos resultados.

Gostou deste artigo? Siga aprendendo sobre o assunto em nosso post com 5 dicas econômicas para fidelizar clientes.

Sandro Raizler

Com mais de 22 anos de experiência na indústria gráfica promocional, sou um executivo inovador, detalhista e multilíngue, com dupla cidadania nos Estados Unidos e Brasil. Tenho paixão por criar novas parcerias de negócios, conectar-me com empreendedores visionários e atrair clientes de todo o mundo. Na Raizler, nos especializamos na produção de uma ampla gama de produtos promocionais, como ímãs, adesivos resinados, adesivos de vinil, banners e muito mais. Recentemente, expandimos nossa linha de produção para incluir itens de ponto de venda (PDV) e impressão DTF. Realizamos impressão offset, impressão digital em pequeno e grande formato, além de impressão UV em mesa plana. Desde 1991, somos reconhecidos nacionalmente como a principal fabricante de ímãs promocionais e possuímos certificações para atender multinacionais.

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