Skip to main content

Ninguém gosta de perder clientes. No entanto, não são todas as empresas que realmente implementam processos focados em minimizar as chances disso acontecer. Você já se perguntou por que um fornecedor perde um cliente?

Deixar para se preocupar apenas depois que o cliente foi embora não é eficiente. Em vez disso, é preciso voltar a sua atenção para a qualidade dos seus processos e evitar erros que possam contribuir para mais cancelamentos.

Pode ser que a qualidade dos seus serviços não esteja tão boa o quanto você imagina. Ou é possível que seus concorrentes estejam tomando seu espaço graças a preços mais competitivos. Essas são algumas das possibilidades que você precisa considerar nessa análise.

Quer saber mais? Então veja a seguir as principais situações em que um fornecedor perde um cliente.

Baixa qualidade dos produtos oferecidos

Se um fornecedor não agrega valor à parceria com a qualidade dos seus produtos, dificilmente conseguirá se manter no mercado. As suas entregas são peças fundamentais para manter os seus clientes satisfeitos e recomendando os seus serviços.

Ou seja, se a qualidade do seu produto está caindo, será cada vez mais difícil manter seus clientes. Portanto, lembre-se de realizar auditorias regulares de qualidade.

Mau atendimento

Uma boa relação com um fornecedor depende muito da qualidade do seu atendimento. Por melhor que seja o produto ou serviço oferecido, o cliente precisa saber que pode contar com aquele parceiro.

Dessa forma, pode ser que a sua empresa esteja perdendo clientes devido a um atendimento de má qualidade. Para obter um diagnóstico preciso, realize uma enquete para avaliar a qualidade do seu atendimento e analise os resultados obtidos.

Pouco ou nenhum contato com tendências

Todos os mercados estão em constante evolução, sendo essencial para qualquer empresa, fornecedora ou não, ficar de olho nessas mudanças. Se você se atrasa para se adaptar, os seus clientes podem sentir que não estão obtendo valor a partir dessa parceria.

Por exemplo, pode ser que surja determinada novidade no mercado que seja capaz de otimizar consideravelmente as soluções do seu cliente. Sem acompanhar de perto as novidades da área, pode ser que você perca essa oportunidade.

Concorrente tem preço mais atrativo

Não tem como o dinheiro não ser um fator para a perda de um cliente. Se um fornecedor não oferece um preço competitivo, pode estar em uma situação altamente vulnerável.

Isso envolve monitorar o que os concorrentes fazem e os preços praticados por eles. Não se trata de simplesmente de baratear todas as suas soluções, já que também é possível ter benefícios ao oferecer condições de pagamento mais atrativas.

Agora que você já sabe por que um fornecedor perde um cliente, pode começar a planejar as ações certas para evitar que isso aconteça com a sua empresa. Além disso, vale lembrar que um dos fatores de qualidade primordiais para um fornecedor é respeitar prazos, portanto a organização precisa ser prioridade em sua empresa.

Continue conhecendo mais estratégias para manter seus clientes e fazer a sua empresa crescer. Siga os nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Deixe uma Resposta