Já parou para pensar em quanto tempo você perde no trabalho devido à falta de organização?
Muitas vezes, um projeto pode não sair do lugar, ou demorar um tempo além do necessário para ser concluído, simplesmente pela falta de ordem em seu dia a dia.
É por isso que você precisa conhecer os principais métodos de organização no trabalho que são essenciais para otimizar a rotina, potencializar a produtividade e, claro, garantir mais controle na gestão do seu tempo.
Neste post, vamos mostrar quatro opções de ferramentas, aplicativos e métodos de organização que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. Leia até o fim para conferir!
1. Método GTD
De forma simples, a metodologia Getting Things Done (GTD) — quem, em português, significa algo como “Fazer as coisas” — reúne técnicas que ajudam a controlar todas as tarefas que você deve realizar no decorrer do dia.
O principal objetivo do GTD é orientar o indivíduo a esvaziar sua mente para visualizar as atividades de forma racional e se preparar para elas, sem pensar em tudo ao mesmo tempo.
A metodologia deve ser colocada em prática a partir de cinco etapas:
- anotar tudo o que você precisa fazer ao longo do dia, para que possa se lembrar de todas as tarefas depois;
- analisar as atividades registradas para conseguir planejar cada uma conforme suas necessidades;
- listar as tarefas por características e contextos, a fim de saber o que fazer e quando trabalhar em cada demanda;
- estabelecer prioridades e planejar a maneira como cada atividade deve ser realizada;
- executar cada tarefa com foco no agora, sem ocupar a mente com os deveres futuros.
2. Técnica Pomodoro
A gente não poderia deixar a técnica Pomodoro de fora da nossa lista. Isso porque é um dos métodos de organização mais eficiente quando se trata de gerenciamento de tempo, o que ajuda a ser mais produtivo no trabalho.
Ela propõe que você foque totalmente em determinada ação durante 25 minutos e, em seguida, descanse por 5 minutos.
É excelente para se concentrar no que realmente importa e evitar se distrair por muito tempo, já que tudo é cronometrado.
3. Método Ivy Lee
Um dos métodos de organização mais antigos é o Ivy Lee que consiste em restringir as tarefas que não são importantes e planejar as necessárias de acordo com a prioridade.
Assim como o GTD, ele tem cinco passos:
- ao final do expediente, anotar seis tarefas para fazer no dia seguinte — nunca ultrapasse essa quantidade;
- colocar as tarefas em uma lista por ordem de prioridade;
- no dia seguinte, seguir a ordem que foi definida — não inicie a segunda tarefa até finalizar a primeira e assim por diante;
- se ao fim do dia alguma tarefa não tiver sido concluída, coloque-a na lista do dia seguinte;
- repetir os mesmos passos todos os dias.
4. Trello
Muitas empresas utilizam o Trello, uma ferramenta colaborativa para organizar suas tarefas e processos.
Ela permite que o profissional organize atividades e monitore tudo o que deve fazer, as demandas em andamento e as que já foram entregues.
Funciona assim: ela disponibiliza quadros com listas e subdivisões de cartões, os quais você pode preencher de forma simples para organizar as tarefas e gerenciar seus prazos. Veja algumas funcionalidades:
- fazer comentários;
- estipular prazos;
- adicionar tarefas a cada quadro;
- integrar a ferramenta a outros aplicativos.
Agora que você conheceu os principais métodos de organização, vai ficar ainda mais fácil aumentar a sua produtividade no trabalho e garantir uma rotina cada vez mais organizada, ágil e eficiente.
Se você gostou deste post, aproveite e nos siga nas redes sociais para acompanhar todas as nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!
Muito obrigada pelo artigo 🙂 Queria somente dizer, que existe mais uma ferramenta 🙂 kanbantool.com. Utilizo kanban desde muitos anos e maioria das vezes conseguiu boa rotina diaria e seja bem produtivo 🙂 Boa sorte!
Oi Ana, agradecemos pelo comentário!