Skip to main content

Já parou para pensar em quanto tempo você perde no trabalho devido à falta de organização?

Muitas vezes, um projeto pode não sair do lugar, ou demorar um tempo além do necessário para ser concluído, simplesmente pela falta de ordem em seu dia a dia.

É por isso que você precisa conhecer os principais métodos de organização no trabalho que são essenciais para otimizar a rotina, potencializar a produtividade e, claro, garantir mais controle na gestão do seu tempo.

Neste post, vamos mostrar quatro opções de ferramentas, aplicativos e métodos de organização que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. Leia até o fim para conferir!

1. Método GTD

De forma simples, a metodologia Getting Things Done (GTD) — quem, em português, significa algo como “Fazer as coisas” — reúne técnicas que ajudam a controlar todas as tarefas que você deve realizar no decorrer do dia.

O principal objetivo do GTD é orientar o indivíduo a esvaziar sua mente para visualizar as atividades de forma racional e se preparar para elas, sem pensar em tudo ao mesmo tempo.

A metodologia deve ser colocada em prática a partir de cinco etapas:

  1. anotar tudo o que você precisa fazer ao longo do dia, para que possa se lembrar de todas as tarefas depois;
  2. analisar as atividades registradas para conseguir planejar cada uma conforme suas necessidades;
  3. listar as tarefas por características e contextos, a fim de saber o que fazer e quando trabalhar em cada demanda;
  4. estabelecer prioridades e planejar a maneira como cada atividade deve ser realizada;
  5. executar cada tarefa com foco no agora, sem ocupar a mente com os deveres futuros.

2. Técnica Pomodoro

A gente não poderia deixar a técnica Pomodoro de fora da nossa lista. Isso porque é um dos métodos de organização mais eficiente quando se trata de gerenciamento de tempo, o que ajuda a ser mais produtivo no trabalho.

Ela propõe que você foque totalmente em determinada ação durante 25 minutos e, em seguida, descanse por 5 minutos.

É excelente para se concentrar no que realmente importa e evitar se distrair por muito tempo, já que tudo é cronometrado.

3. Método Ivy Lee

Um dos métodos de organização mais antigos é o Ivy Lee que consiste em restringir as tarefas que não são importantes e planejar as necessárias de acordo com a prioridade.

Assim como o GTD, ele tem cinco passos:

  1. ao final do expediente, anotar seis tarefas para fazer no dia seguinte — nunca ultrapasse essa quantidade;
  2. colocar as tarefas em uma lista por ordem de prioridade;
  3. no dia seguinte, seguir a ordem que foi definida — não inicie a segunda tarefa até finalizar a primeira e assim por diante;
  4. se ao fim do dia alguma tarefa não tiver sido concluída, coloque-a na lista do dia seguinte;
  5. repetir os mesmos passos todos os dias.

4. Trello

Muitas empresas utilizam o Trello, uma ferramenta colaborativa para organizar suas tarefas e processos.

Ela permite que o profissional organize atividades e monitore tudo o que deve fazer, as demandas em andamento e as que já foram entregues.

Funciona assim: ela disponibiliza quadros com listas e subdivisões de cartões, os quais você pode preencher de forma simples para organizar as tarefas e gerenciar seus prazos. Veja algumas funcionalidades:

  • fazer comentários;
  • estipular prazos;
  • adicionar tarefas a cada quadro;
  • integrar a ferramenta a outros aplicativos.

Agora que você conheceu os principais métodos de organização, vai ficar ainda mais fácil aumentar a sua produtividade no trabalho e garantir uma rotina cada vez mais organizada, ágil e eficiente.

Se você gostou deste post, aproveite e nos siga nas redes sociais para acompanhar todas as nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Sandro Raizler

Com mais de 22 anos de experiência na indústria gráfica promocional. Sou um executivo inovador, com dupla cidadania nos Estados Unidos e Brasil, detalhista e multilíngue. Adoro criar novos parceiros de negócios, conectar-me com empreendedores visionários e atrair clientes de todo o mundo. Tenho paixão pela indústria promocional, especialmente pelos diversos produtos promocionais que fabricamos. Na Raizler, produzimos ímãs promocionais, adesivos resinados, adesivos de vinil, banners e muito mais. Realizamos impressão offset, impressão digital em pequeno e grande formato e impressão UV em mesa plana. Somos reconhecidos nacionalmente como a melhor fabricante de ímãs promocionais desde 1991 e possuímos certificações para atender multinacionais.

3 Comentários

Deixe uma Resposta

Follow by Email
Instagram
WhatsApp
LinkedIn
Share
Pinterest
fb-share-icon
Telegram