Skip to main content

Além de promoverem uma imagem mais positiva da empresa diante do mercado, as ações de endomarketing são fundamentais para manter um clima organizacional agradável, a moral da equipe em alta e tornar a organização mais competitiva.

Para isso, é importante elaborar medidas que estimulem o trabalho em equipe, ter um bom plano de carreira e sempre fazer o possível para mostrar que a empresa valoriza seus colaboradores.

Neste artigo, citamos 5 ótimas ações de endomarketing para você aplicar e tornar sua equipe muito mais motivada. Acompanhe a leitura para conferir!

1. Otimizar a comunicação interna

Comunicação interna não se resume à troca de e-mails entre os departamentos. Na verdade, é um assunto abrangente e envolve estratégias que têm objetivos muito maiores.

Por exemplo, a rede Best Buy criou uma rede social própria para que os colaboradores pudessem se comunicar e interagir entre si. Além de aprimorar a comunicação interna, reduziu consideravelmente o índice de rotatividade.

A ideia consiste em estimular a troca de experiências e os feedbacks entre funcionários e gestores.

2. Ter planos de carreira

O plano de carreira é uma das mais efetivas ações de endomarketing para se aplicar na empresa. Trata-se de um diferencial que estimula os colaboradores a darem o melhor de si na realização das atividades — com o objetivo de alcançarem melhores posições.

Também é uma ótima maneira de aumentar a retenção de talentos e de reduzir a rotatividade de profissionais.

3. Valorizar os colaboradores

Tratar seus funcionários com respeito é o mínimo que se espera de um líder, não é mesmo? Contudo, se você pretende melhorar a imagem interna da empresa e otimizar o marketing, é preciso ir além.

É importante reconhecer o trabalho dos colaboradores, por meio de ações que demonstrem isso dentro da organização. Para demonstrar que todos eles são especiais e pertencem à equipe, você pode adotar algumas práticas:

  • organizar eventos corporativos que envolvam a família dos funcionários;
  • oferecer premiações, como viagens e férias;
  • ter um canal de comunicação que permita que qualquer colaborador possa falar com o presidente da empresa.

4. Melhorar o ambiente corporativo

Quando o clima organizacional é saudável, a tendência é que os funcionários sejam mais unidos e produtivos. Sendo assim, considere investir em um programa de integração.

Nele, o colaborador recebe os recursos necessários para compreender as habilidades e as necessidades da empresa em que trabalha, além de treinamentos para aprimorar suas habilidades profissionais. Isso resultará em melhores resultados para o negócio.

5. Estimular a união

Estimular a sua equipe a ser mais unida e engajada é uma ação de endomarketing que impacta diretamente no desempenho da empresa. Portanto, incentive o trabalho em conjunto, a interação e o coleguismo, pois são combustíveis para que a cultura da organização funcione e, é claro, para obter resultados mais satisfatórios.

Com o intuito de garantir o bem-estar daqueles que integram o seu time, mostre o quanto cada um é fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Estipule metas, mas tome cuidado para não alimentar uma competitividade tóxica entre os profissionais.

Como vimos, é possível aplicar diversas ações de endomarketing com baixo custo e que não vão prejudicar o cotidiano operacional da empresa. Colaboradores satisfeitos e motivados no ambiente de trabalho rendem muito mais. Então, o investimento é positivo para ambas as partes.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Curta a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações!

Sandro Raizler

Com mais de 22 anos de experiência na indústria gráfica promocional, sou um executivo inovador, detalhista e multilíngue, com dupla cidadania nos Estados Unidos e Brasil. Tenho paixão por criar novas parcerias de negócios, conectar-me com empreendedores visionários e atrair clientes de todo o mundo. Na Raizler, nos especializamos na produção de uma ampla gama de produtos promocionais, como ímãs, adesivos resinados, adesivos de vinil, banners e muito mais. Recentemente, expandimos nossa linha de produção para incluir itens de ponto de venda (PDV) e impressão DTF. Realizamos impressão offset, impressão digital em pequeno e grande formato, além de impressão UV em mesa plana. Desde 1991, somos reconhecidos nacionalmente como a principal fabricante de ímãs promocionais e possuímos certificações para atender multinacionais.

Leave a Reply

Follow by Email
Instagram
WhatsApp
LinkedIn
Share
Pinterest
fb-share-icon
Telegram
URL has been copied successfully!