Além de promoverem uma imagem mais positiva da empresa diante do mercado, as ações de endomarketing são fundamentais para manter um clima organizacional agradável, a moral da equipe em alta e tornar a organização mais competitiva.
Para isso, é importante elaborar medidas que estimulem o trabalho em equipe, ter um bom plano de carreira e sempre fazer o possível para mostrar que a empresa valoriza seus colaboradores.
Neste artigo, citamos 5 ótimas ações de endomarketing para você aplicar e tornar sua equipe muito mais motivada. Acompanhe a leitura para conferir!
1. Otimizar a comunicação interna
Comunicação interna não se resume à troca de e-mails entre os departamentos. Na verdade, é um assunto abrangente e envolve estratégias que têm objetivos muito maiores.
Por exemplo, a rede Best Buy criou uma rede social própria para que os colaboradores pudessem se comunicar e interagir entre si. Além de aprimorar a comunicação interna, reduziu consideravelmente o índice de rotatividade.
A ideia consiste em estimular a troca de experiências e os feedbacks entre funcionários e gestores.
2. Ter planos de carreira
O plano de carreira é uma das mais efetivas ações de endomarketing para se aplicar na empresa. Trata-se de um diferencial que estimula os colaboradores a darem o melhor de si na realização das atividades — com o objetivo de alcançarem melhores posições.
Também é uma ótima maneira de aumentar a retenção de talentos e de reduzir a rotatividade de profissionais.
3. Valorizar os colaboradores
Tratar seus funcionários com respeito é o mínimo que se espera de um líder, não é mesmo? Contudo, se você pretende melhorar a imagem interna da empresa e otimizar o marketing, é preciso ir além.
É importante reconhecer o trabalho dos colaboradores, por meio de ações que demonstrem isso dentro da organização. Para demonstrar que todos eles são especiais e pertencem à equipe, você pode adotar algumas práticas:
- organizar eventos corporativos que envolvam a família dos funcionários;
- oferecer premiações, como viagens e férias;
- ter um canal de comunicação que permita que qualquer colaborador possa falar com o presidente da empresa.
4. Melhorar o ambiente corporativo
Quando o clima organizacional é saudável, a tendência é que os funcionários sejam mais unidos e produtivos. Sendo assim, considere investir em um programa de integração.
Nele, o colaborador recebe os recursos necessários para compreender as habilidades e as necessidades da empresa em que trabalha, além de treinamentos para aprimorar suas habilidades profissionais. Isso resultará em melhores resultados para o negócio.
5. Estimular a união
Estimular a sua equipe a ser mais unida e engajada é uma ação de endomarketing que impacta diretamente no desempenho da empresa. Portanto, incentive o trabalho em conjunto, a interação e o coleguismo, pois são combustíveis para que a cultura da organização funcione e, é claro, para obter resultados mais satisfatórios.
Com o intuito de garantir o bem-estar daqueles que integram o seu time, mostre o quanto cada um é fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Estipule metas, mas tome cuidado para não alimentar uma competitividade tóxica entre os profissionais.
Como vimos, é possível aplicar diversas ações de endomarketing com baixo custo e que não vão prejudicar o cotidiano operacional da empresa. Colaboradores satisfeitos e motivados no ambiente de trabalho rendem muito mais. Então, o investimento é positivo para ambas as partes.
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