Skip to main content

Existem diversas habilidades profissionais que podem ser identificadas e desenvolvidas durante toda a carreira — saber como ser criativo no trabalho é uma delas.

Trata-se de uma questão de treinamento e mudança de mindset. Ou seja: é preciso acreditar que todos podem ser mais criativos nas diferentes áreas em que se especializam.

Sua criatividade é requisitada ao elaborar um briefing, no desenvolvimento de uma ação publicitária e na construção de uma defesa pelo setor jurídico, não é mesmo?

Então, como desenvolver as habilidades de criação de acordo com o seu trabalho e suas necessidades? A seguir, listamos algumas práticas e exercícios de mindset que podem ajudar. Confira.

Crie um ambiente confortável e favorável para a criatividade

Se você tem influência em como a infraestrutura da empresa vai ser montada ou mantida, procure ferramentas e soluções que façam os demais profissionais refletirem e proporem novas ideias sobre os produtos, serviços e processos internos. Tudo isso, se melhorado, pode otimizar os resultados do negócio.

As caixas de críticas e sugestões são truques velhos e batidos, por exemplo. O diferencial estratégico pode estar em onde posicioná-las: na mesa de café, onde as pessoas batem um papo descontraído? Nos elevadores, para quando elas estão em um momento de relaxamento entre atividades? Ou, quem sabe, nos banheiros?

Se o setor em que você atua não tiver influência na gestão geral da infraestrutura, repense seu espaço de trabalho particular. Coloque plantas ou fotografias, troque a mesa de posição para receber mais luz natural e faça outras mudanças que tornem o ambiente mais agradável e confortável.

Criar esse clima íntimo permite que você relaxe e se desprenda dos pensamentos limitantes que desencorajam a tentativa de fazer coisas novas.

Participe de grupos multidisciplinares para promover a inovação

Conversar com profissionais de diferentes especialidades permite descobrir outras perspectivas sobre o mesmo processo ou problema, o que pode trazer novos estímulos para sua criatividade (e a deles também).

Dessa maneira, participe ou proponha a criação de grupos multidisciplinares para o desenvolvimento de uma nova campanha ou solução para seus clientes. Isso fará com que o resultado tenha muito mais chances de contribuir para o sucesso da empresa.

Também haverá uma contribuição para a motivação dos funcionários. Isso porque eles verão chances de serem reconhecidos pelos gestores do negócio e demais membros do time.

Fortaleça a cultura da diversidade na sua empresa

Ainda nessa pegada do trabalho em equipe, fortaleça a diversidade dos profissionais envolvidos. Garanta que as pessoas convidadas a participarem desses projetos tenham vivências, realidades, pensamentos, crenças e condições diferentes.

Para empresas que precisam criar publicidades, campanhas, produtos e serviços para diferentes segmentos de clientes, essa contribuição humanizada e diversificada ao processo criativo tem efeitos incríveis. Em outras palavras, as ideias que surgem dessa fusão são muito mais abrangentes.

Ofereça abertura para novos desafios

Executar as mesmas atividades e processos nos faz automatizar e tirar a atenção de muitas atitudes que tomamos no dia a dia. Por isso, dê abertura e até mesmo procure por novos desafios profissionais que rompam esse ciclo.

Estar em um terreno desconhecido ativa todos os nossos níveis de atenção. Com isso, a criatividade para desenvolver soluções é consideravelmente estimulada.

Compartilhe ideias sobre como ser criativo com os colegas de trabalho

Trocar boas práticas com os colegas de trabalho também é fundamental. Oferecer e pedir dicas para o desenvolvimento da criatividade pode ampliar sua capacidade de vencer os bloqueios criativos.

Por fim, para quem quer saber como ser criativo no ambiente de trabalho, ficar de olho nas tendências que estão pintando no seu segmento também é essencial. Quer uma ajuda nisso?

Então, assine agora mesmo nossa newsletter e receba em sua caixa de e-mail uma seleção de conteúdos de respeito sobre o setor.

Sandro Raizler

Com mais de 22 anos de experiência na indústria gráfica promocional, sou um executivo inovador, detalhista e multilíngue, com dupla cidadania nos Estados Unidos e Brasil. Tenho paixão por criar novas parcerias de negócios, conectar-me com empreendedores visionários e atrair clientes de todo o mundo. Na Raizler, nos especializamos na produção de uma ampla gama de produtos promocionais, como ímãs, adesivos resinados, adesivos de vinil, banners e muito mais. Recentemente, expandimos nossa linha de produção para incluir itens de ponto de venda (PDV) e impressão DTF. Realizamos impressão offset, impressão digital em pequeno e grande formato, além de impressão UV em mesa plana. Desde 1991, somos reconhecidos nacionalmente como a principal fabricante de ímãs promocionais e possuímos certificações para atender multinacionais.

Leave a Reply

Follow by Email
Instagram
WhatsApp
LinkedIn
Share
Pinterest
fb-share-icon
Telegram
URL has been copied successfully!