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Independentemente da posição ou do segmento de atuação, é essencial investir em técnicas e ferramentas para analisar o investimento em marketing do seu negócio — o chamado ROI. Além de ser quase impossível estabelecer um plano de crescimento sustentável sem essa ferramenta, é ela que garante que a empresa será bem-sucedida a longo prazo.

Quer saber o que é ROI de marketing e como calculá-lo? Continue a leitura deste post para conferir e descubra ainda três formas de otimizá-lo!

Em que consiste o ROI de marketing e qual é sua importância?

Do inglês Return on Investment, ROI significa Retorno sobre Investimento e nada mais é do que uma métrica para ajudar as empresas a medirem a eficiência de suas ações de marketing. A partir do cálculo do valor obtido sobre cada investimento de determinada campanha, é possível compreender quais elementos funcionam e aqueles que não dão resultado.

Assim, calcular o ROI de marketing é muito importante para que você avalie o sucesso de suas ações e faça possíveis correções na estratégia adotada, visando ao alcance de uma melhor performance dos resultados.

Como calcular o ROI de marketing da maneira adequada?

Para descobrir o retorno de seus investimentos em marketing, é necessário aplicar a seguinte fórmula:

ROI = faturamento – custo do investimento / custo do investimento * 100

Parece complicado, mas o cálculo é bem simples. Vamos supor que sua empresa investiu R$ 4.000,00 em uma campanha nas redes sociais e uma ferramenta de e-mail marketing. Graças a essas estratégias, o negócio teve um retorno de R$ 10.000,00 ao mês. Aplicando a fórmula, teremos:

ROI = 10.000 – 4.000 / 4.000 * 100

ROI = 6.000 / 4.000 * 100

ROI = 1,5 * 100

ROI = 150 %

Dessa maneira, seguindo o exemplo acima, sua empresa teve um ROI de 1,5 vezes o valor investido, ou seja, suas ações de marketing contribuíram com um retorno de 150% da quantia desembolsada.

Quais são as melhores formas de otimizar o ROI de marketing?

Se o objetivo for aumentar o retorno das ações de marketing, é necessário que sua empresa busque tirar o maior proveito possível das campanhas, obtendo altos ganhos e diminuindo os custos. Abaixo, você confere três dicas para otimizar o uso dessa estratégia.

1. Utilize ferramentas de automação

Quando o assunto é otimizar uma campanha de marketing, as ferramentas de automação são de grande ajuda. Dependendo da sua escolha, esse tipo de recurso traz diversas funcionalidades para que a campanha seja mais bem aproveitada, aumentando as taxas de conversão e diminuindo os custos.

Uma ferramenta de automação com lead scoring — ou pontuação do lead —, por exemplo, pontua cada caso automaticamente, com base nas informações previamente definidas por você. Assim, é possível descobrir quais públicos têm chances maiores de comprar os produtos da empresa, de modo que sua campanha seja direcionada a eles. Consequentemente, as ações de marketing serão mais eficientes, elevando o ROI.

2. Faça uma análise avançada de dados

É essencial compreender o perfil do público e seu comportamento, assim como o desempenho de suas ações — o que pode ser feito com a ajuda do Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios. Com o apoio desse processo, você pode criar campanhas mais segmentadas e direcionadas ao público certo.

3. Ofereça brindes em campanhas

Para incentivar a interação entre sua empresa e os consumidores, investir no chamado marketing promocional pode fazer toda a diferença. Nesse caso, há a possibilidade de oferecer brindes, amostras grátis ou até mesmo promoções especiais, o que ajuda a fortalecer a marca, fidelizar clientes e, claro, elevar o ROI.

Se você quer otimizar o ROI de marketing do negócio, lembre-se de incluir todas as dicas que conferiu neste post. Afinal, apenas assim é possível fazer um planejamento de marketing da forma adequada e potencializar seus resultados.

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