Uncategorized

Prova de impressão: saiba como é feita e por que é importante

Por 4 de abril de 2020 Sem comentários

Sabia que diferentes elementos podem influenciar a qualidade da impressão de um trabalho? Se sua empresa enviou um anúncio para uma gráfica, por exemplo, é essencial verificá-lo antes da impressão final, garantindo que o trabalho saia da forma como você espera.

É aí que entra a prova de impressão, que funciona como uma prévia do resultado da peça gráfica. Quer saber do que se trata essa prova e qual é sua importância? Acompanhe nosso post!

O que é a prova de impressão?

Basicamente, a prova de impressão é um modelo impresso usado para verificar a qualidade da peça gráfica a partir do seu arquivo digital antes que ele vá para a produção final. Ou seja: nada mais é do que uma amostra ou impressão de teste.

Como a prova de impressão é feita?

A produção da prova ocorre por um processo semelhante ao de impressão final, com alta tecnologia e uma ótima definição de imagem. Com a prova de impressão em mãos, você pode verificar possíveis erros que não foram detectados no arquivo digital e corrigi-los adequadamente — o que não é possível após o material gráfico ser impresso.

Se a prova de impressão não for usada e o material for impresso com alguma falha, todo o trabalho será perdido, causando prejuízos enormes e uma grande perda de tempo. Depois de solicitar as devidas correções na peça e confirmar que tudo está correto, é hora de devolver a prova de impressão para a gráfica e dar o seu ok final. Assim, o material finalmente seguirá para a impressão.

Quais são os tipos de prova?

A prova de impressão é dividida em quatro tipos, cujo uso varia de acordo com o material gráfico. Confira:

  • prova de layout: usada para verificar erros de redação ou falhas tipográficas e para validar a diagramação;
  • prova de imposição: verifica o posicionamento das páginas de um documento na folha de impressão, sendo usada principalmente se as páginas forem impressas em uma única folha;
  • prova de cor: é usada para validar, prever ou antecipar as cores da impressão final;
  • boneco: conhecido também como mock-up, o modelo é útil para representar o trabalho finalizado, normalmente com o posicionamento das páginas e os acabamento básicos.

Por que a prova de impressão é tão importante?

Como você já deve ter percebido, a prova é essencial para garantir que o material gráfico tenha a qualidade esperada ao ser produzido. Assim, sua importância se dá por:

  • possibilitar a verificação de todo o layout e a identificação de possíveis erros, como legibilidade de fontes e qualidade das imagens, por exemplo;
  • mostrar se as cores estão no padrão correto, afinal o sistema usado na arte pode ser incompatível com o da impressão;
  • garantir que o material esteja de acordo com o papel utilizado e a técnica de impressão.

A prova de impressão é imprescindível para que um material seja impresso da forma correta e atinja o resultado esperado durante a produção do arquivo digital. No entanto, caso um cliente acompanhe todo o processo de produção de perto, esse recurso pode ser dispensado, já que a qualidade da impressão será confirmada na hora.

Agora que você já sabe o que é a prova de impressão, que tal continuar aumentando seus conhecimentos? Aprenda como realizar corretamente um fechamento de arquivo para impressão!

Deixe uma Resposta