Skip to main content

Sabia que diferentes elementos podem influenciar a qualidade da impressão de um trabalho? Se sua empresa enviou um anúncio para uma gráfica, por exemplo, é essencial verificá-lo antes da impressão final, garantindo que o trabalho saia da forma como você espera.

É aí que entra a prova de impressão, que funciona como uma prévia do resultado da peça gráfica. Quer saber do que se trata essa prova e qual é sua importância? Acompanhe nosso post!

O que é a prova de impressão?

Basicamente, a prova de impressão é um modelo impresso usado para verificar a qualidade da peça gráfica a partir do seu arquivo digital antes que ele vá para a produção final. Ou seja: nada mais é do que uma amostra ou impressão de teste.

Como a prova de impressão é feita?

A produção da prova ocorre por um processo semelhante ao de impressão final, com alta tecnologia e uma ótima definição de imagem. Com a prova de impressão em mãos, você pode verificar possíveis erros que não foram detectados no arquivo digital e corrigi-los adequadamente — o que não é possível após o material gráfico ser impresso.

Se a prova de impressão não for usada e o material for impresso com alguma falha, todo o trabalho será perdido, causando prejuízos enormes e uma grande perda de tempo. Depois de solicitar as devidas correções na peça e confirmar que tudo está correto, é hora de devolver a prova de impressão para a gráfica e dar o seu ok final. Assim, o material finalmente seguirá para a impressão.

Quais são os tipos de prova?

A prova de impressão é dividida em quatro tipos, cujo uso varia de acordo com o material gráfico. Confira:

  • prova de layout: usada para verificar erros de redação ou falhas tipográficas e para validar a diagramação;
  • prova de imposição: verifica o posicionamento das páginas de um documento na folha de impressão, sendo usada principalmente se as páginas forem impressas em uma única folha;
  • prova de cor: é usada para validar, prever ou antecipar as cores da impressão final;
  • boneco: conhecido também como mock-up, o modelo é útil para representar o trabalho finalizado, normalmente com o posicionamento das páginas e os acabamento básicos.

Por que a prova de impressão é tão importante?

Como você já deve ter percebido, a prova é essencial para garantir que o material gráfico tenha a qualidade esperada ao ser produzido. Assim, sua importância se dá por:

  • possibilitar a verificação de todo o layout e a identificação de possíveis erros, como legibilidade de fontes e qualidade das imagens, por exemplo;
  • mostrar se as cores estão no padrão correto, afinal o sistema usado na arte pode ser incompatível com o da impressão;
  • garantir que o material esteja de acordo com o papel utilizado e a técnica de impressão.

A prova de impressão é imprescindível para que um material seja impresso da forma correta e atinja o resultado esperado durante a produção do arquivo digital. No entanto, caso um cliente acompanhe todo o processo de produção de perto, esse recurso pode ser dispensado, já que a qualidade da impressão será confirmada na hora.

Agora que você já sabe o que é a prova de impressão, que tal continuar aumentando seus conhecimentos? Aprenda como realizar corretamente um fechamento de arquivo para impressão!

Deixe uma Resposta

Follow by Email
Instagram
WhatsApp
LinkedIn
Share
Pinterest
fb-share-icon
Telegram