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Qual é o público alvo de um pet shop? Saiba como defini-lo!

By 28 de setembro de 2021agosto 10th, 2023No Comments

Qualquer empreendimento precisa definir seu público alvo para garantir o sucesso, justamente porque de nada adianta ter o melhor negócio se não atingir as pessoas certas. E isso se aplica também ao mercado dos pets. Quer descobrir qual é o público alvo de um pet shop? Então confira!

O que é público alvo?

Para que você entenda a importância dessa definição, vamos começar explicando o conceito de público alvo. Mais simples do que parece, consiste basicamente em um segmento da “sociedade” que tem características em comum. Dentre essas características estão:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Localização;
  • Interesses.


Todas essas informações vão delimitar o público que tem interesse em ser um cliente da sua empresa e para o qual você vai dedicar todos os seus esforços de divulgação e otimização dos serviços!

Como definir o público alvo?

Para definir um público alvo, muitos fatores são necessários. Isso porque ele também tem relação com a estrutura da empresa e com o objetivo do empreendedor. Na hora dessa definição, algumas etapas são essenciais:

1) Pesquisa

Pesquise sobre tudo que for possível, mas principalmente sobre as características da região que o seu estabelecimento está situado, o perfil (idade, gênero, estado civil, família) e os hábitos das pessoas que moram por perto.

2) Segmentação

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o público da região, é hora de começar a segmentar. Afinal, nem todos serão seus potenciais clientes, não é mesmo? Defina qual é o “tipo de pessoa” que você se esforçará para atingir! Por exemplo:

  • Pessoas que moram sozinhas e cuidam de animais, mas que buscam apenas os serviços mais básicos, como banho e tosa, pois não podem investir nos demais serviços;
  • Famílias maiores que que cuidam de um bichinho de estimação e se importam, principalmente, com a limpeza e aparência dele;
  • Casais que cuidam de dois ou três animais e os consideram como filhos, dando todo tipo de assistência para eles, sem se importar com o valor.

3) Otimize

Sabendo das principais características dos clientes, você também pode conhecer suas necessidades. A partir disso, você pode fazer otimizações, como por exemplo:

  • Nos produtos: como buscar mais variedades de cores de certo produto ou até mesmo um novo tipo de brinquedinho que os clientes têm pedido muito;
  • Nos tipos de serviço: incluir um serviço estético que é novidade no mercado ou retirar aquele tipo de tosa que não é muito solicitada.

Além disso, também é possível definir uma estratégia para os canais de comunicação, como estar presente em redes sociais e ter um site para o seu pet shop.

4) Teste, observe e escute

Depois de fazer todas as definições, chega a hora de colocar tudo em prática para testar. Como é a primeira vez que você fará isso, esse momento é de muita observação e de escutar a opinião dos clientes, para melhorar o que for necessário.

Então qual é o público alvo de um pet shop?

Agora que você entendeu o que é um público alvo e todo o processo para definí-lo, já sabe que depende de muitos fatores! Justamente por isso, não é possível dizer qual o público alvo de uma empresa ou marca, sem passar por essas etapas e ter as informações específicas de cada estabelecimento.

A dica, portanto, é que você utilize desses quatro passos para fazer a definição do seu próprio público, com mais assertividade e personalização.

Viu só? Agora você já sabe tudo sobre como definir qual é o público alvo do seu pet shop! Faça uma boa pesquisa e otimize tudo o que for preciso para, assim, garantir o sucesso da sua nova empresa! Boa sorte!

Sandro Raizler

Sandro Raizler é um executivo bilíngue, com dupla cidadania (Brasil/EUA), inovador, detalhista e apaixonado pela indústria promocional. Com mais de 34 anos de experiência no setor, ele é o fundador e CEO da Raizler, empresa que se tornou referência nacional na fabricação de ímãs promocionais desde os anos 90, quando introduziu os ímãs de geladeira como ferramenta de marketing no Brasil. Visionário e sempre atento às transformações do mercado, Sandro lidera a Raizler com foco em inovação, excelência e relacionamento. Ele acredita no poder das conexões humanas e valoriza profundamente a criação de parcerias estratégicas, o diálogo com empreendedores criativos e o atendimento a clientes ao redor do mundo. Sob sua liderança, a Raizler evoluiu constantemente, saindo da frente pioneira dos ímãs para se tornar um polo gráfico completo. Hoje, oferece soluções promocionais inteligentes e criativas, com um parque gráfico moderno de mais de 3.000 m², impressão UV digital, offset para grandes volumes, impressão digital personalizada e recorte eletrônico. O portfólio da empresa vai muito além dos ímãs: inclui brindes corporativos personalizados, impressos publicitários, papelaria, adesivos e materiais de PDV como wobblers, stoppers e réguas de gôndola — tudo pensado para impactar, comunicar e fortalecer marcas. Mais do que empresário, Sandro é um entusiasta da comunicação promocional e acredita que boas ideias, quando bem executadas, podem transformar negócios e criar conexões duradouras. Quais ideias você quer tirar do papel? Com Sandro Raizler à frente, a Raizler está pronta para realizá-las.

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