Qualquer empreendimento precisa definir seu público alvo para garantir o sucesso, justamente porque de nada adianta ter o melhor negócio se não atingir as pessoas certas. E isso se aplica também ao mercado dos pets. Quer descobrir qual é o público alvo de um pet shop? Então confira!
O que é público alvo?
Para que você entenda a importância dessa definição, vamos começar explicando o conceito de público alvo. Mais simples do que parece, consiste basicamente em um segmento da “sociedade” que tem características em comum. Dentre essas características estão:
- Idade;
- Gênero;
- Profissão;
- Localização;
- Interesses.
Todas essas informações vão delimitar o público que tem interesse em ser um cliente da sua empresa e para o qual você vai dedicar todos os seus esforços de divulgação e otimização dos serviços!
Como definir o público alvo?
Para definir um público alvo, muitos fatores são necessários. Isso porque ele também tem relação com a estrutura da empresa e com o objetivo do empreendedor. Na hora dessa definição, algumas etapas são essenciais:
1) Pesquisa
Pesquise sobre tudo que for possível, mas principalmente sobre as características da região que o seu estabelecimento está situado, o perfil (idade, gênero, estado civil, família) e os hábitos das pessoas que moram por perto.
2) Segmentação
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o público da região, é hora de começar a segmentar. Afinal, nem todos serão seus potenciais clientes, não é mesmo? Defina qual é o “tipo de pessoa” que você se esforçará para atingir! Por exemplo:
- Pessoas que moram sozinhas e cuidam de animais, mas que buscam apenas os serviços mais básicos, como banho e tosa, pois não podem investir nos demais serviços;
- Famílias maiores que que cuidam de um bichinho de estimação e se importam, principalmente, com a limpeza e aparência dele;
- Casais que cuidam de dois ou três animais e os consideram como filhos, dando todo tipo de assistência para eles, sem se importar com o valor.
3) Otimize
Sabendo das principais características dos clientes, você também pode conhecer suas necessidades. A partir disso, você pode fazer otimizações, como por exemplo:
- Nos produtos: como buscar mais variedades de cores de certo produto ou até mesmo um novo tipo de brinquedinho que os clientes têm pedido muito;
- Nos tipos de serviço: incluir um serviço estético que é novidade no mercado ou retirar aquele tipo de tosa que não é muito solicitada.
Além disso, também é possível definir uma estratégia para os canais de comunicação, como estar presente em redes sociais e ter um site para o seu pet shop.
4) Teste, observe e escute
Depois de fazer todas as definições, chega a hora de colocar tudo em prática para testar. Como é a primeira vez que você fará isso, esse momento é de muita observação e de escutar a opinião dos clientes, para melhorar o que for necessário.
Então qual é o público alvo de um pet shop?
Agora que você entendeu o que é um público alvo e todo o processo para definí-lo, já sabe que depende de muitos fatores! Justamente por isso, não é possível dizer qual o público alvo de uma empresa ou marca, sem passar por essas etapas e ter as informações específicas de cada estabelecimento.
A dica, portanto, é que você utilize desses quatro passos para fazer a definição do seu próprio público, com mais assertividade e personalização.
Viu só? Agora você já sabe tudo sobre como definir qual é o público alvo do seu pet shop! Faça uma boa pesquisa e otimize tudo o que for preciso para, assim, garantir o sucesso da sua nova empresa! Boa sorte!