O mundo digital apresenta oportunidades surpreendentes de divulgação, dentre as quais o marketing de influência. Você conhece essa parte do marketing digital? Sabe do que se trata?
O marketing de influência é uma troca. Uma relação na qual uma marca pode se valer do alcance e da relevância de uma conta nas redes sociais para atingir o seu público. Para aproveitar essa tendência, os brindes personalizados são ótimos aliados.
Quer saber como? Vamos entender melhor neste texto.
O Marketing de Influência
Houve um tempo em que o consumidor comprava porque, antes, conhecia a marca de um comercial na televisão. Não é como se as TV’s e os comerciais não existissem mais, mas as marcas mais antenadas já entenderam: outras maneiras são frequentemente mais efetivas. Entre elas, destaca-se o marketing de influência.
De maneira introdutória, podemos definir que essa forma de comunicação consiste em oferecer a uma pessoa com ampla influência entre seus seguidores em uma rede social (ou mais) uma parceria. Isso pode se dar a partir de um investimento financeiro ou, simplesmente, pela oferta de um produto ou serviço.
Espera-se que o influencer possa consumir a marca e, depois, apresentá-la aos seus seguidores, influenciando a decisão de compra desse grupo de pessoas. No cenário dos sonhos, você gasta muito menos do que gastaria com veículos tradicionais e é ainda mais assertivo ao alcançar um público alvo bem definido. Esse resultado é possível porque a mensagem chega a ele de maneira mais direta e humanizada por meio desse produtor de conteúdo.
Como fazer?
O Marketing de Influência pode fazer todo o sentido, mesmo. Mas, como toda forma de marketing, também impõe seus desafios, suas particularidades. Por isso, é preciso saber como fazer, para que se evite desperdício de orçamento ou até prejudicar a sua marca.
Tudo começa na definição de uma meta. Quero ter minha marca mais conhecida ou mais gente que já sabe da minha existência acessando o meu site? Ou quero fazer com quero melhor minha conversão? Note, cada um desses objetivos requer estratégias próprias.
Depois disso, é hora de pensar no público-alvo. Quero alcançar meninos de 15 anos? Idosas que já passaram dos 70? É claro que nem sempre contamos com um nicho tão específico, como nesses exemplos, mas pense nas diferenças de influenciadores digitais e nas mensagens que passam para atingir esses dois grupos de pessoas.
Já tenho uma meta e um público-alvo, e agora? É hora de pensar no brief. É preciso reunir as informações e montar uma estratégia bastante clara, que oriente o influenciador a buscar esses dois pontos. Para isso, é importante definir a mensagem da campanha, que deve ser montada com base nesses dois pontos.
Escolhendo o digital influencer
É claro que, intuitivamente, podemos pensar de cara nos grandes sucessos na internet. Aquelas pessoas com milhares de seguidores, engajamento altíssimo e imagem consagrada. Mas, aí, pode aparecer uma coisinha importante: a grana. O começo dessa escolha já deve contar com um orçamento disponível para essa parceria.
Saiba que, por incrível que pareça, não é só a verba disponível, ou a falta dela, que pode te fazer buscar uma opção menos conhecida. Para que você entenda melhor o porquê disso, é importante reconhecer os tipos básicos de influenciadores, seus prós e contras.
Tipos de influenciadores
Vamos começar pelos influenciadores celebridade. Neste grupo, o influencer é aquela pessoa que tem relevância midiática. Por definição, contam com mais de 100 mil – o que em muitos casos significa milhões deles.
O lado positivo de uma parceria desse tipo é a chance de impactar um público enorme e se utilizar da credibilidade dessa pessoa. Por outro lado, é caro. Além disso, é como jogar isca no meio do oceano, onde tem todo o tipo de peixe. Outro aspecto importante é que essa pessoa, por ser muito conhecida, caso tenha algum arranhão na sua imagem, acaba impactando diretamente os seus parceiros.
Os micro-influenciadores, por outro lado, não são exatamente celebridades, mas sim usuários de redes sociais comuns. Em geral, eles construíram sua base de fãs a partir da sintonia no modo de pensar que carregam com seu público, que por isso é mais específico. Apesar de ter entre 1.000 e 10.000 seguidores, o engajamento dessas pessoas é o diferencial. Em contrapartida, com essa opção, você impacta um público menor em termos gerais.
Passando do grupo macro ao micro, a lógica é: alcançar menos pessoas de modo geral, mas ser mais assertivo. E esse zoom for ainda maior? E se quisermos um nicho mais específico? É quando se deve apostar nos nano-influenciadores. Essas pessoas com até 1.000 seguidores podem ser ideais para ações que visam públicos muito específicos, desde que essas contas, é claro, tenham um altíssimo engajamento.
Por que funciona?
Como deu pra ver, trabalhar com influenciadores pode significar audiência engajada e público segmentado, aspectos que podem ser definitivos para o sucesso de uma marca. Mas, além disso, o trabalho com os digital influencers também tem outros pontos positivos agregados muito importantes.
Com a parceria de um divulgador competente, você soma à sua estratégia diversificação nos canais de comunicação, bem como tem um aumento da produção de conteúdo. Ou seja, começa a fazer com que sua marca tenha mais visibilidade, a partir de mais presença em mais lugares. Além disso, esses resultados podem ser mensurados, uma vez que o influenciador consegue medir seus resultados, como acessos e engajamento.
Outra marca importante desse tipo de trabalho é que, pela própria natureza de sua relação com o público e com a marca, ele se beneficia diretamente quando consegue indicar um produto ou serviço. Assim, o influenciador está condicionado a se orientar pelos resultados.
Brindes personalizados
E então, já está motivado a sair atrás de um influenciador para construir uma parceria, mas ainda não teve uma ideia? Acha que vale tentar, mas não sabe por onde começar? Calma, olha só esta possibilidade aqui: brindes personalizados corporativos .
Esse tipo de artigo é muito versátil, servindo tanto para as parcerias que contam com um investimento da marca, como para aquelas relações mais espontâneas, em que não há um pagamento efetivamente. Além disso, é uma possibilidade que casa bem com influenciadores de quaisquer que sejam os nichos, porque a personalização está diretamente ligada a isso, atender a todos os públicos.
Envie o brinde certo para o influenciador certo
Já deve ter ficado claro que não existe fórmula mágica. Apesar disso, estudando um pouco as opções de brinde disponíveis na Raizler, e o perfil do influenciador com quem você quer ou precisa trabalhar, é possível dar match! Para isso, vamos falar primeiro nas opções de brindes personalizados.
Na Raizler, você encontra opções de Ímã de Geladeira, Lousa Magnética Memo Board, Porta-copos Magnético e Adesivos Resinados, entre outros. Você pode conhecer os campeões de venda aqui. Somos a líder nacional quando o assunto é brinde e temos opções criativas e inovadoras, ideias para esse tipo de ação.
Magic Box é a novidade
Magic Box é uma caixa feita para impactar, atrair e encantar. É mágica, porque dentro dela podem surgir os brindes que você imaginar. E as ideias são muitas: blocos de notas magnéticos, pop joy de suporte para celular, porta retratos, porta copos, lousa magnética, ampliador de som com miolo magnético.
Totalmente personalizável, o produto pode conter a marca do seu negócio, sendo um presente diferenciado para influenciadores, clientes ou mesmo colaboradores. Receptivo, atencioso e diferenciado, esse kit contempla brindes com utilidade, fortalecendo a imagem da sua empresa e divulgando a sua marca.
Além disso, ao oferecer a Magic Box a um @ poderoso, você abre a possibilidade de aparecer para uma enorme quantidade de seguidores. Mas, mais do que isso. Com essa opção, você pode transcender ao corriqueiro stories de recebidos da semana, ou mesmo àquela publicação de agradecimento (ou publi) no feed.
Com um brinde que faça sentido para aquele influenciador em específico, você pode passar a fazer parte do cenário de fotos e vídeos, entrando na casa das pessoas todos os dias.
A Raizler te ajuda nessa
E aí, curtiu? Pois saiba que a galera também vai curtir a nossa ação. Aliás, curtir, comentar e compartilhar. Então, vamos construir esse case de engajamento juntos. Contate nossos vendedores!
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