Saber como ser mais produtivo no trabalho é uma preocupação de muitas pessoas na contemporaneidade. Afinal, cada vez mais as atividades profissionais exigem concentração e o número de distrações aumenta, já que podemos realizar uma série de tarefas com o auxílio da tecnologia.
Listamos algumas práticas interessantes que você pode adotar para ter uma rotina mais produtiva em seu ambiente de trabalho. Quer saber quais são elas? Basta continuar a leitura e conferir!
1. Use uma agenda para planejar o dia e a semana
“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Esse ditado popular contém muita sabedoria, pois quem deseja ter uma rotina produtiva não deve acumular atividades.
Então, a dica é usar uma agenda para planejar o seu dia e a sua semana. Adquira o hábito de, na segunda-feira, elaborar um planejamento de atividades que serão realizadas nos demais dias. Assim, você poderá trabalhar com metas diárias e ainda ter tempo para lidar com imprevistos, sem que nada atrase.
Existem diversos aplicativos e programas com agendas virtuais. Mas, caso você prefira, a velha e boa agenda de papel ainda funciona muito bem para organização de rotinas.
2. Cuide bem da sua saúde
Sabe aquela noite mal dormida? Ou aquela dorzinha nas costas que insiste em incomodar no momento mais inoportuno? Tudo isso afeta o seu desempenho no trabalho, pois uma pessoa com sono ou com dor não consegue produzir tanto. É por esse motivo que você precisa cuidar bem da sua saúde, o que inclui:
- tentar dormir melhor;
- praticar exercícios físicos regularmente;
- ter uma alimentação saudável;
- beber muita água.
3. Utilize aplicativos de produtividade
Manter o foco nas tarefas é um desafio para muitos profissionais, mas tem como ser mais produtivo no trabalho se você souber usar a tecnologia com essa intenção. Estamos falando de aplicativos para aumentar a produtividade. Há vários deles disponíveis na internet.
Você pode baixar algum e começar a aplicar a técnica Pomodoro, por exemplo. Esse método divide o fluxo de trabalho em tempos de concentração intensa (25 minutos), mesclados com pequenos intervalos (5 minutos). Os aplicativos podem ser utilizados para emitir alertas quando os espaços de tempo se cumprirem.
4. Desconecte-se das redes sociais no trabalho
A não ser que você utilize as redes sociais para fins de trabalho, desconecte-se delas enquanto estiver realizando as suas tarefas profissionais. Por mais que você diga que esses canais não dispersam, qualquer conversa com um amigo ou discussão em um fórum que você iniciar terá continuidade.
A ânsia por responder pode levar você a deixar de lado as suas demandas de trabalho, o que não é adequado. Portanto, o melhor a fazer é se desconectar das redes sociais, como o Facebook e o Instagram, enquanto estiver trabalhando.
Gostou das nossas dicas sobre como ser mais produtivo no trabalho? Então faça testes para ver quais as práticas que mais funcionam com você. Só não crie uma obsessão para aumentar a sua produtividade, pois pode se sobrecarregar e provocar o efeito oposto. Tudo é questão de equilíbrio!
E se este material foi útil para você, também pode ser interessante para os seus amigos. Por isso, compartilhe-o em suas redes sociais!