Dar brindes de aniversário ou qualquer outra ocasião para cliente e parceiros é uma estratégia de mercado já consolidada, e, além de celebrar o momento, também demonstra que a empresa valoriza o relacionamento estabelecido.
Como se sabe, relacionamento é tudo nos negócios, afinal de contas, é mais econômico vender para alguém que já conhece seus diferenciais, do que investir para captar novos clientes e começar todo o processo de conversão, não é mesmo?
Diminuir os custos de aquisição de clientes já seria um super motivo para oferecer brindes aos clientes, mas tem muito mais. Neste post, listamos os principais fundamentos que fazem dessa estratégia um sucesso. Confira.
1. Fidelização de clientes
Um cliente não é fidelizado pelo tamanho ou valor unitário do brinde recebido, mas sim, pelo prestígio e satisfação de ser lembrado.
É claro que um presente bacana e criativo é sempre bem-vindo, mas não é só por questões materiais que a estratégia de oferecer brindes funciona. Envolve o sentimento que a ação proporciona e pode ser planejado com uma campanha ou ação de marketing diferenciada.
Aliás, essa satisfação fica ainda maior quando ele é recebido em uma dia importante, como seu aniversário ou uma data que celebre o tempo de parceria com a empresa. É o mesmo que comemorar as realizações e conquistas do cliente ou a felicidade em atendê-lo.
Parece óbvio que ter um fornecedor que conhece detalhes sobre suas características é muito melhor para os negócios.
2. Fortalecimento da marca com brindes de aniversário
Um brinde personalizado e ofertado no momento certo também garante o fortalecimento da marca, que será divulgada onde o presente for instalado e por quem o tiver recebido.
A marca não é só o nome da empresa e sua logo, mas também a imagem que ela representa. Se a ideia é demonstrar que ela é inovadora, por exemplo, em vez de usar um modelo de brinde já conhecido no mercado, pode causar muito mais impacto ao escolher um adesivo resinado em alto relevo, diferente de todos os demais.
A Raizler tem uma linha extensa de brindes diferenciados e passíveis de serem personalizados, mas os adesivos resinados em alto relevo têm bastante destaque pelo impacto visual que proporcionam.
Além disso, ao escolher um item diferenciado, a empresa também está demonstrando para seus clientes que ela está atenta à qualidade e exclusividade que deseja proporcionar, e que tais valores também fazem parte do produto ou serviço que oferecem.
3. Criar experiências positivas para clientes e parceiros
Além disso, todos gostam de receber um presente. A experiência de receber um brinde no aniversário, então, é ainda mais positiva, pois, além da sensação de estar ganhando algo inesperado, também fica implícito que a fornecedora se importa e deseja o bem para quem está presenteando.
Também marca o momento em que o brinde foi entregue e cria uma associação com a pessoa que o ofereceu. Ou seja, permite criar uma empatia entre o cliente e o representante da empresa que fez o gesto de presentear.
Outro motivo forte para apostar nos brindes de aniversário para clientes e parceiros é que existem opções de baixo custo e grandes efeitos em quem recebe. Blocos de papéis, por exemplo, também têm grande aceitação porque são úteis, ajudam a facilitar a rotina comercial ou doméstica.
Você percebe esse valor estratégico dos brindes para o relacionamento com o cliente? Quer mais dicas para potencializar seus efeitos? Assine agora mesmo nossa newsletter e receba uma seleção de nossos melhores conteúdos.